2 de nov. de 2010

Estilo de luta - Tachibana-no-Ryu

A família Tachibana é detentora de um respeitável e complexo Kenjutsu (esgrima). O estilo Tachibana-no-Ryu (fluxo de Tachibana) é um dos Kenjutsus mais árduos, pois exige muita força física, concentração, suavidade, e sensibilidade.

História do estilo
Em Tokugawa no Densetsu, o kenjutsu fora criado  pelos irmãos Uchida e Takemago do clã Tachibana da província de Kawachi. A prioridade deles era dominar o uso da Zambatou* . Inicialmente  o estilo foi desprezado devido a força bruta que demandava de seus adeptos, mas durante várias batalhas em campo aberto, o estilo se mostrou eficaz, através do uso de movimentos suaves, sinuosos e quase ilusórios. Basicamente o estilo consiste em balançar a Zambatou aleatoriamente a fim de enganar e surpreender seus oponentes.

O estilo foi crescendo em notoriedade e renome durante todo o período Sengoku (1467 à 1573 da era cristã), afinal, era mais barato ter espadachins capazes de derrotar oponentes montados do que manter cavalos e cavaleiros treinados para guerra. Em tempos de guerra, prioriza-se a manutenção de recursos a todo custo.

Embora o estilo fosse passado somente por elos sangüineos, vieram as indesejadas ramificações da família e o estilo acabou se dividindo entre outras famílias. Aproveitando essa dissolução do estilo,  o ganancioso sensei Kusunoki Nomura decidiu abrir os segredos do estilo  a quem arcasse com o custo de pequenas fortunas.

Desta forma o estilo Tachibana-no-Ryu, foi renomeado para Kusunoki-ryuken  (punho de Kusunoki) e trouxe certa prosperidade para a família Kusunoki , proporcionais às rixas entre as famílias oriundas do clã Tachibana original.


Antes do final do período Sengoku, devido à prosperidade material e forte influência política, a família Kusunoki já havia aniquilado todos os mestres de Tachibana-no-Ryu das outras famílias ramificadas do clã Tachibana original. Passando assim a ser a detentora dos segredos do estilo. Apesar de tudo, com o tempo, a família Kusunoki perdeu o controle sobre os segredos do estilo, pois seus senseis ensinavam a qualquer um que lhes pagassem.

Sensei da 13ª geração Tachibana Takeshi
Somente na era Tokugawa é que o estilo foi novamente centralizado numa única escolas sob o comando da família Kainosho (oriunda de Kusunoki). A força desta família se deve a sua lealdade tanto a Hatakeyama e como aos Tokugawa posteriormente.

Sob a liderança de Kainosho Toitsu, o unificador,  todos os senseis e tradicionalistas do estilo foram reunidos após tensas negociações.  Atualmente o estilo voltou a se chamar Tachibana-no-Ryu e os senseis do estilo se uniram novamente num clã, ressuscitando assim o honrado clã Tachibana, conforme os ideais dos irmãos Uchida e Takemago, criadores do estilo.



MECÂNICAS DE JOGO

No conto A lenda de Masamune é apresentado, no plano de fundo, um espadachim que utiliza uma espada forjada pelo mestre Masamune (a Zambatou Divina). Este personagem é um sensei do estilo Tachibana-no-Ryu :Tachibana Takeshi. 

A partir de agora apresentaremos as regras utilizadas  por Tachibana Takeshi e todos os adeptos do estilo Em Tokugawa no Densetsu, conforme as regras sobre estilos de luta especiais.


TACHIBANA-NO-RYU 
A arte graciosa e hipnótica de dominar a Zambatou. 


Pré-requisito (perícias): blefar, intuir intenção e concentração
Pré-requisito (especial): Força 14+
Pré-requisito (feitos): Usar arma exótica** (zambatou), Desarmar à distância, Golpe final, Defletir projéteis, Ataque dominó, Ataque imprudente, Ataque poderoso, Bloquear aprimorado, Quebrar aprimorado, Quebrar arma, Desafio de perícia (finta).


TÉCNICAS SECRETAS 
(Repertório de poderes Tachibana-no-Ryu)

Qualquer personagem que seja mestre de Tachibana-no-Ryu consegue manipular sua zambatou com tanta leveza e maestria que pode desenvolver técnicas e posições de luta superiores. Caso a regra de repertórios de poder nulo esteja sendo usada, um mestre do estilo pode comprar os seguintes poderes como poderes alternativos do repertório de poder nulo (Tachibana-no-Ryu):

1ª POSIÇÃO: Oni no Ryu ( Fluxo do demônio)
O primeiro golpe secreto do estilo parece com um simples ataque em carga (investida), mas a diferença ocorre quando o mestre se aproxima do alvo, pois ele para de correr e apenas desliza desacelerando e utilizando a força do breque para aumentar a força de alavanca e assim acertar o alvo distante até 2 quadrados (3m) e com uma força devastadora.
Custo: 1pt / graduação + 2pts fixos ao comprar o poder.
Ação: Ação completa
Defesa: Normal
Combo: Os Seguintes feitos podem ser adicionados ao poder, mas apenas um por vez: Golpe final, Ataque imprudente, Ataque poderoso, Quebrar aprimorado, Quebrar arma.
Utilizações: 5 por combate (+5 a cada gasto de ponto heróico)
Extras e Feitos de poder: Golpe Pujante, alcance estendido x1, inconstante.


2ª POSIÇÃO: Oni no Bakuhatsu ( Explosão do demônio)
A segunda posição secreta do estilo lembra um rebatedor de baseball à espera do arremesso. Nesta posição o mestre gira bem o seu quadril para a esquerda (concentrando seu Chi) e com muita violência desfaz a torção do quadril (liberando o Chi) num brusco movimento inverso, girando o tronco e a Zambatou para a direita, acertando todos os oponentes numa área circular a sua volta.
Custo: 2pts / graduação + 1pt fixo ao comprar o poder.
Pré-requisito: 1ª posição
Ação: Ação padrão (incapaz de movimentar-se na rodada)
Defesa: Salvamento de reflexos (meio dano)
Combo: Os Seguintes feitos podem ser adicionados ao poder, mas apenas dois por vez: Golpe final, Ataque imprudente, Ataque poderoso, Quebrar aprimorado, Quebrar arma.
Utilizações: 5 por combate (+5 a cada gasto de ponto heróico)
Extras e Feitos de poder: Golpe Pujante, Estouro x1, inconstante.


3ª POSIÇÃO: Oni no Kibarashi ( Distraçãodemônio)
O golpe mais perigoso do estilo Tachibana é sem dúvida a junção de uma finta primorosa com o domínio da energia Chi. Neste ataque o mestre simplesmente ilude (finta) seu oponente com um ataque vertical lento (como um uppercut), porém, forte o suficiente para inibir um bloqueio. Quando o alvo apenas evita o ataque, a energia do deslocamento de ar do golpe levanta-se por traz do mestre por causa de seu chi  e surpreende o oponente.
Custo: 2pts / graduação + 2pts fixos ao comprar o poder +1pt/ graduação de golpe arremessado extra.
Pré-requisito: 2ª posição
Ação: Ação padrão (precisa usar uma ação de movimento para fintar)
Defesa: Precisa superar a Finta para não ser surpreendido
Observação: Personagens com esquiva fabulosa evitam a surpresa da finta, mas não podem bloquear o ataque.
Combo: Os Seguintes feitos podem ser adicionados ao poder, mas apenas um por vez: Golpe final, Ataque imprudente, Ataque poderoso, Quebrar aprimorado, Quebrar arma.
Utilizações: 5 por combate (+5 a cada gasto de ponto heróico)
Extras e Feitos de poder: Golpe arremessado x1(máx.5), penetrante, Afeta intangível, inconstante.



OBTER TÉCNICAS ESPECIAIS COMO PODERES ALTERNATIVOS OU NÃO ?


Como em Tokugawa no Densetsu todos os poderes possuem um limite de 5 usos por cena, caso um mestre de Tachibana-no-Ryu adiquira as 3 posições especiais como poderes alternativos de um repertório de poder nulo, ele continuará limitado a 5 usos para dividir entre as posições, logo, ele teria 3 posições para escolher em cada uma das 5 vezes que for usar o repertório de poder.

A unica forma de poder usar cada posição 5 vezes seria pagando individualmente o valor de cada uma, o que iria custar 10 pontos para ter cada posição com 1 graduação, mas permitiria usar cada posição 5 vezes, num total de 15 usos ao invés de apenas 5 do repertório. A única vantagem do repertório é o custo, pois com os mesmos 10 pontos teríamos um repertório de 7 pontos com 3 poderes alternativos, sendo que estes 3 poderes alternativos teriam 7 pontos, o que nos concederia: 5 graduações na 1ª posição; 3 graduações na 2ª posição e 2 graduações na 3ª posição. 
 
A diferença entre usar repertórios ou não, é que no repertório você paga menos, tem menos usos de poder, mas com mais graduações. No caso de poderes individuais, teremos um custo maior, mais usos de poder, mas com menos graduações.



FEITOS ESPECIAIS 
(feitos para mestres de Tachibana-no-Ryu)


Caso o mestre utilize a regra alternativa de feitos como poderes do Manual do malfeitor (pág.36) poderá liberar estes 2 talentos para os mestres do estilo Tachibana-no-Ryu. Vale lembrar que estes feitos custam 3 pontos ao invés de 1 como de costume e só podem ser comprados por mestres do estilo. 

Intuição precisa (3 pontos)
O mestre se concentra e gasta uma ação padrão para ampliar sua intuição. Ele recebe um bônus de +4 na perícia intuir intenção durante 5 rodadas e pode usar esta habilidade 5 vezes por dia. Este feito é o poder fortalecer (perícia) com os feitos: inato, dissipação lenta x2; o extra: dissipação total e as falhas: Inconstante e pessoal.

Movimentos imprevisíveis (3 pontos)
O mestre se concentra e gasta uma ação padrão para aumentar a complexidade de seus movimentos ludibriantes. Ele recebe um bônus de +4 na perícia blefar durante 5 rodadas e pode usar esta habilidade 5 vezes por dia. Este feito é o poder fortalecer (perícia) com os feitos: inato, dissipação lenta x2; o extra: dissipação total e as falhas: Inconstante e pessoal.



*Zambatou: Literalmente é "A espada que corta cavalos"é uma espada enorme e pesada, que foi criada para combates a cavalo, para cortar ao meio o general inimigo, mas diz-se que esta espada jamais foi usada como deveria por causa de seu tamanho e peso descomunal.

** Usar arma exótica: Caso os feitos de proficiência não estejam sendo usados este feito é desnecessário na lista de feitos do estilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!