26 de out. de 2010

A lenda de Masamune

“A espada é a alma do samurai”
Xogum Tokugawa Ieyasu
É um dia quente e o sol  esta à se por,  mas o som das ondas na beira da praia , o canto dos pássaros e toda a beleza da natureza parece não ser notada por eles. A verdade é que a única coisa que notam, são suas vidas se esvaindo, pouco a pouco, pelos cortes frios e gelados da afiada Zambatou* divina.
Estavam caçando o monstro assassino desde a província de Sagami e depois de horas de perseguição e lutas ele parecia cada vez mais sedento por sangue e cheio de fúria em seus olhos esbugalhados. Seu estilo de luta é ludibriante e em suas mãos a gigantesca Zambatou parece um leve bambu.

O medo corria pelo corpo dos insignificantes perseguidores. Eles sabiam que não tinham chance contra o monstro assassino, mas não podiam deixar ele escapar após derrotar tão humilhantemente o mestre Makoto.

Enquanto o sol se põe e a natureza se preparar para repousar de mais um dia, a Zambatou divina parece cansada de brincar e em poucos instantes destrói todo o ímpeto de vingança dos discípulos do velho mestre Sagami no Makoto, junto com suas vidas, em uma saraivada de golpes imprevisíveis.

O sol se pôs à dormir e com o acordar da lua veio também a satisfação do monstro assasino de Sagami conhecido como Tachibana Takeshi, o mais feroz de todos os samurais da casa de Tachibana. 

O poderoso samurai parte para sua casa realizado por ter conseguido obter a Zambatou divina, a arma que sempre desejou ter. Embora se lamentasse pela morte do bom e velho mestre  Makoto e seus alunos, Takeshi sabia que o velho não lhe entregaria a magnífica Masamune sem um duelo mortal, afinal era quase como uma relíquia do dojo da província de Sagami.

De posse de uma Zambatou criada pelo mestre ferreiro lendário Masamune, Tachibana Takeshi retorna cheio de esperanças, crendo que finalmente o seu estilo de luta em adição à esta maravilhosa Zambatou, serão reconhecidos pelo Japão como a arma suprema, capaz de derrotar qualquer samurai de Tokugawa e até mesmo Yagyu Jubei, o sensei do próprio filho do xogum.


A história real do lendário ferreiro

Masamune Okazaki também conhecido como Goro Nyudo Masamune (Padre Goro Masamune), é amplamente conhecido como o maior ferreiro de espadas do Japão. Mesmo não sendo conhecidas as datas em que nasceu e morreu, Masamune alcançou um status quase lendário. Entretanto, é consenso que ele fez a maioria das espadas entre 1288 e 1328 D.C. 

Foi ele quem criou as espadas conhecidas hoje como Katanas e as adagas chamadas Tanto, na tradição Soshu. Acredita-se que trabalhou e viveu na Província de Sagami

Como pai das Katanas, criou um tipo especial, que era longa e chegava a 150 centímetros de lâmina. Como ferreiro deixou um legado incrível e seu estilo recebe até hoje o nome de Masamune-to. 

Existe um prêmio para ferreiros de espadas chamado Prêmio Masamune no Japão. Embora não contemple ferreiros de espadas todos os anos, contempla ferreiros que fizeram trabalhos excepcionais. 


*Zambatou: Literalmente é "A espada que corta cavalos"é uma espada enorme e pesada, que foi criada para combates a cavalo, para cortar ao meio o general inimigo, mas diz-se que esta espada jamais foi usada como deveria por causa de seu tamanho e peso descomunal.

Em Tokugawa no Densetsua Zambatou divina é uma espada forjada pelo proprio mestre lendário Masamune Okazaki e fora por anos a honra e glória do dojo de Sagami, mas após a investida de Tachibana Takeshi a Zambatou divina ficou de posse da casa dos Tachibana e o dojo de Sagami fora extinto neste processo. Sua lâmina beira aos 150cm de cumprimento, possuindo cerca de 30cm de expessura sendo adornada com o Kanji do clã Tachibana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!