14 de out. de 2010

Estilos de luta especiais

No manual do malfeitor (pág.40) temos uma relação de estilos de luta que nada mais são do que ajuntamentos de outros feitos. Então qual a diferença de um personagem que luta kung fu para um que apenas comprou os feitos que estão inseridos na lista de feitos de kung fu? A resposta é: Nenhuma diferença além da descrição da origem dos feitos.


Pensando em criar algo diferente para Tokugawa no Densetsu resolvemos apliar o conceito de artes marciais e interliga-las às mecanicas de treinamento apresentadas no artigo sobre evolução dramática. Tendo isso em mente, determinamos que todo jogador que desejar que seu personagem venha a estudar um estilo de luta deve gastar um ponto de poder na criação do personagem e assim garantir-se como estudante. Isso equivale a comprar um feito que chamamos de "Adepto de estilo de luta."


Benefícios de ser adepto de um estilo de luta.

Em Tokugawa no Densetsu, além de gastar um ponto de poder para ser adepto de um estilo de luta, o personagem deve investir mais um ponto em Ataque desarmado aprimorado para poder lutar de mãos nuas.

Um dos benefícios de ser estudante de um estilo é que sempre que o personagem for treinar para obter algum dos feitos da listagem do estilo ele deve  treinar apenas 30 horas por ponto de poder ao invés das 40 horas que outros personagens treinariam.

Outro benefício de ser estudante de um estilo é que quando o personagem obtiver todos os feitos de sua listagem ele automaticamente recebe o feito Benefício (sensei) e poderá treinar novos alunos.

O último benefício de ser estudante de um estilo de luta é que quando seu personagem tiver 10 ou mais em seu modificador de ataque e 14 ou mais graduações nas perícias do estilo (se houverem) ele será reconhecido como um mestre valoroso e além dos benefícios interpretativos, você receberá um bônus de +5 em todos os testes sociais e perícias de conhecimentos que envolvam seu estilo de luta.

Estilos de luta como repertórios de poder

O mestre pode permitir que jogadores que sejam adeptos de um estilo de luta possam montar repertórios de poder conforme as regras de repertório de poder nulo do manual do mal feitor (pág.75). Outra opção seria permitir que os jogadores que dominaram o estilo desenvolvam estes repertórios como uma adição ao estilo e possam treinar estes poderes nas mesmas condições que os feitos do estilo (30 horas por ponto de poder ao invés de 40).


Segue abaixo um exemplo de repertório de poder baseado no estilo Zui Quan apresentado no conto dos oito imortais. Primeiro estão listados os pré-requisitos para se tornar um verdadeiro mestre do estilo e depois os poderes que podem ser comprados.

 Zui Quan - A arte do mestre bêbado dominada apenas por mestres do kung fu.


Pré-requisito (perícias): Concentração 14+ e blefar 14+
Pré-requisito (mod. ataque): 10+
Pré-requisito (feitos): Rolamento defensivo, ataque defensivo, bloquear aprimorado, crítico aprimorado, de pé, derrubar aprimorado, quebrar aprimorado.

Repertório de poderes Zui Quan

Qualquer personagem que seja mestre de Zui Quan consegue manipular sua energia Chi e fundi-la às propriedades do álcool e obter efeitos surpreendentes. Um mestre bêbado pode montar um repertório de poder nulo ao custo de 1 ponto de poder por graduação e escolher como poderes alternativos os poderes abaixo:

-Cura: O mestre bêbado consegue se curar ingerindo bebida alcóolica
-Raio: O mestre bêbado consegue queimar o Chi e após uma golada cuspir um cone de fogo. (descritor fogo com o extra area:cone).
-Golpe: O mestre bêbado consegue desenvolver uma série de movimentos únicos e poderosos.(diversos extras e falhas)
-Deflexão: Os reflexos do mestre bêbado são ótimos (melhor com o extra ação).
-Fortalecer: Ao ingerir um gole de sua bebida o mestre bêbado pode aumentar temporariamente alguma característica de sua ficha de personagem. (pode ficar mais rapido, forte, esquivo etc).
-Velocidade: Algumas vezes uma simples bebericada deixa o mestre super veloz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!