14 de out. de 2010

Mácula - O Toque das trevas

Em Tokugawa no Densetsu a cosmologia é diferente dos outros jogos. O mundo espiritual é uma dimensão sombria paralela à realidade dos personagens jogadores e qualquer contato com esta dimensão pode ser danoso para os personagens. Por isso as regras de mácula do manual do malfeitor (pág.87) são usadas no caso de personagens que possuam itens ou poderes com descritor Trevas ou Demoníaco.

Qual o Tipo de mácula do "Toque das trevas"?

O toque das trevas é detectada como uma mácula tanto moral como psicológica, pois ela tanto corrompe o personagem para a maldade como o torna insano gradativamente.

Causas da mácula "Toque das trevas"

As decisões dos jogadores no jogo são a grande causa do aumento da mácula sobre os seus personagens. Em Tokugawa no Densetsu a mácula Toque das trevas só atinge personagens que tenham contato com o mundo sombrio dos demônios. De nenhuma outra forma se obtém esta macula. Não importa o quão maligno seja um personagem, se ele não tiver contato com o Makai ele não terá o toque das trevas.

Toque das trevas como Desvantagem
Como regra alternativa, o toque das trevas pode ser uma desvantagem e assim a cada sessão de jogo o narrador deve verificar as chances dessa desvantagem entrar em ação normalmente. É recomendado que todos os testes para evitar a mácula deveriam ser narradas interpretadas para que o jogador vá sentindo o quão fundo o seu personagem esta indo nas trevas.

Toque das trevas como falha de poder
Outra possibilidade é usar toque das trevas como uma falha de poder de -1  que exige que a cada uso do poder o jogador receba 1 ponto de mácula. Pode parecer abusivo mas este tipo de falha deve ser usada para técnicas sombrias e poderes mais violentos ou sanguinolentos.

Toque das trevas como pré-requisito para técnicas sombrias
Existe também a opção de se criar técnicas, poderes e outras características que tenham como pré-requisito um certo número de pontos de máculo. Um exemplo seria um golpe secreto que destroi a alma do alvo, uma tecnica secreta poderosa que só pode ser aprendida por personagens que tenham 10 pontos de mácula ou mais, afinal este poder exige uma entrega grande ao mal.
Veja mais sobre pré-requisitos e treinamento no artigo sobre evolução dramática


Efeitos da mácula "Toque das trevas"

O contato regular com as energias sombrias e negativas tem consequencias das mais variáveis de acordo com a intensidade deste contato e a frequencia, mas em Tokugawa no Densetsu podemos estipular alguns efeitos padrões para os personagens conforme eles vão acumulando pontos de mácula:


Teste de reação: A partir do 4º ponto de mácula o personagem pode somar metade de seus pontos de mácula como um bônus em todos os testes de reação que fizerem com seres do mundo das trevas e entidades malignas.

Sensitividade macabra: A partir do 4º ponto de mácula o personagem pode adicionar metade dos seus pontos de macula em testes de obsevar, sentir motivação, obter informação e investigar quando estiver se deparando com elementos do mundo das trevas ou pessoas tocadas pelas trevas.

Pontos heróicos: O personagem pode deliberadamente sucumbir às trevas em troca de poder momentâneo. A qualquer momento é possivel obter 1 ponto heróico em troca de se adicionar mais 1 ponto de mácula ao total do personagem.

Corrupção física: O personagem vai tendo sua aparência física transformada conforme aumenta seu contato com o mundo das trevas. A cada 5 pontos de mácula o personagem perde 1 de carisma irrecuperável. Quando o carisma do personagem chegar a zero ele se torna um sonâmbulo catatônico sem alma.

Corrupção mental: O personagem vai tendo sua mente desfragmentada conforme aumenta seu contato com as trevas. A cada 5 pontos de mácula o personagem perde 1 de inteligência irrecuperável. Quando a inteligência do personagem chegar a zero ele se torna um animal irracional sem consciência.

Degeneração física: O personagem vai se degenerando conforme se aprofunda nas trevas. A cada 5 pontos de mácula a CD para os testes de recuperação aumentam em 2.

Alucinações malditas: Quando chegar a 5 pontos de mácula o personagem começa a ter alucinações sombrias e pesadelos constantes. A partir deste estágio cada ponto de mácula obriga o personagem a testar vontade (CD10+pts.mácula) para poder dormir. Em caso de falha o personagem fica fadigado (pág.167) por todo o dia ate conseguir dormir. Um segundo dia sem dormir deixa o personagem exausto (pág.167) e um terceiro dia sem dormir por causa da macula deixa o personagem inconsciente por 24 horas, nas quais ele sofre pesadelos intensos e acorda com mais 2 pontos de mácula.


Alvo de Possessão: Personagens em contato com as trevas são possuídos mais facilmente. Qualquer tentativa de resistir a uma possessão demônica deve sofrer uma penalidade igual a metade dos pontos de mácula do personagem


Lista de efeitos conforme o total de pontos de mácula
  1. Conversão de Pontos heróicos
  2. Alvo de possessão
  3. Nenhum efeito extra
  4. Reação, sensitividade macabra
  5. Corrupção física e mental, Degeneração física e alucinações malditas 
Curando a mácula "Toque das trevas"
Em Tokugawa no Densetsu ainda não foi divulgado nenhum tipo de reabilitação para personagens tomados pelo toque das trevas, apenas lendas sobre um reabilitado samurai. Claro que qualquer mestre pode incluir em suas aventuras algum ritual ou ate mesmo um "toque da luz" que seria um lado oposto, quase como o dilema luz x trevas de Star wars.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!