14 de out. de 2010

Pontos Lendários


Os pontos lendários não são bem uma mecânica totalmente nova , pois lembram os pontos heróicos avançados do manual do malfeitor (pág.85). A diferença é que cada personagem possui apenas um ponto lendário não renovável e por isso o uso mais aplicado à eles é o da "narração cooperativa".

Com pontos lendários o jogador toma parte da tarefa de "narrar" uma cena e pode alterar a realidade do jogo conforme sua vontade, desde que de forma coerente e condizente com o rumo do jogo.

Por exemplo: Um mensageiro ferido esta desarmado e sendo perseguido por ninjas assassinos muito poderosos no meio de uma floresta sombria, sentindo-se encurralado e com medo de morrer o jogador anuncia o uso de um ponto lendário. O mestre autoriza e o jogador inicia a narrar dizendo que seu personagem encontra um anel de teleporte perdido no meio da floresta e se teleporta para um hospital. Obviamente o narrador veta tal descrição e pede ao jogador que tente outra vez. Desta vez, após ouvir a gozação dos colegas de mesa ele repensa sua narrativa e diz que seu personagem correu por uma trilha que ele sabia que levaria a um dos antigos portais (que já apareceram numa aventura passada) e ajudado pela névoa que se abatia sobre a floresta (o jogador inventou a névoa também) conseguiu obter algum tempo de vantagem para ativar o portal e se teleportar para o portal mais próximo do castelo do daimyo e pode finalmente entregar a mensagem que colocaria fim a tramóia do inimigo. O mestre pondera bem e decide aceitar esta narrativa. Embora ele tivesse planejado mais duas cenas para que o mensageiro encarasse uma dungeon nojenta e outra emboscada, o dispêndio de um ponto lendário pode muito bem equilibrar isso. 

Obtendo pontos lendários
Cada personagem possui um objetivo a longo prazo e o mestre pode presentear aos personagens que conseguirem dar um passo importante em direção a este objetivo.

Nenhum jogador deve ter mais de 3 pontos lendários acumulados de uma só vez e o narrador não deve presentear os jogadores que possuírem objetivos simplistas como "ser o mais forte do grupo" ou "vencer todos os meus oponentes".

Como regra alternativa, o mestre pode permitir que um jogador troque 5 pontos heroicos permanentes por 1 ponto lendário em algum momento de extrema importancia para o personagem.

Os pontos lendários existem para fazer dos personagens lendas. Feitos que serão lembrados para sempre no cenário de jogo e na roda de amigos! Por tanto use com sabedoria seus pontos lendarios e bom jogo.


Exemplos clássicos de usos de pontos lendários

Legolas e a cena do Mumak: Quem não ficou eufórico vendo a cena em que o elfo legolas estraçalha soldados bárbaros na guerra e derruba sozinho em poucos instantes um Mumak gigantesco?!

A fuga de Jack Sparrow: Talvez este tenha sido o personagem que tenha mais pontos lendários depois de James Bond! Mas um uso clássico em jogo seria a sua fuga da ilha deserta, onde ele "misteriosamente" achou um esconderijo de rum e negociou sua fuga com os mercadores que usavam a ilha de depósito.

Mugen, samurai champloo: Quem viu os capítulos finais deste anime se pergunta como mugen sobreviveu à explosão do barco e ao tiro que recebeu a queima roupa. Pois bem, com pontos lendários talvez isso fique melhor explicado

Sasuke vs Itachi: Na serie naruto, Itachi usa um golpe que teoricamente mata qualquer um, sem chances de resistência, mas seu irmão usa uma misteriosa técnica de substituição e sobrevive. Isso poderia ser um exemplo de "técnicas secretas" inventadas na hora com uso de pontos lendários

2 comentários:

  1. Interessante na teoria... na prática, como seus jogadores lidaram com tamanho poder? Eu já tinha um pé atrás com os Destiny Points do Saga Edition.

    ResponderExcluir
  2. Bom, um dos meus jogadores usou um quando estava cercado por inimigos. Ele era um ninja e quando usou o ponto lendario disse que iria explodir uma bomba de fumaça e fugir pelo tunel de fuga, previamente feito por ele antes de ter tentado o assalto à cidade....assim ficou parecendo q era plano dele fugir pelo tunel desde o inicio...foi massa...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!