18 de out. de 2010

inimigos humanóides ou monstros

Uma das maiores diferenças entre uma campanha oriental e uma ocidental se faz perceber nos combates. Nas campanhas orientais a grande maioria dos inimigos serão humanos ou pelo menos humanóides ao invés de monstros bizarros e mitológicos.

Quando jogamos uma campanha de fantasia medieval enfrentamos de tudo, mas raramente enfrentamos outros humanos. É comum a existência de grupos que nunca mataram um humano em várias sessões, ao passo de que quase levaram os goblinóides à extinção. Isso acontece também porque muitos mestres sem tempo ou inspiração se salvam abrindo o livro dos monstros! Eles não sabem o que narrar, mas acham um monstro legal no livro e fazem a aventurar girar em torno da criatura. Isso já salvou a vida de quase todos os mestres, mas numa campanha oriental as coisas ficam mais complicadas.

Nenhum livro de monstros vem adaptado a culturas orientais, pelo menos não os mais fáceis de se achar nas livrarias. Assim sendo, ficaria sem sentido utilizar boa parte dos monstros dos livros de fantasia. O mestre pode fazer algumas adaptações e modificações nos monstros de seus livros de RPG de fantasia, mas tem que ter cuidado, pois não adianta apenas mudar a cabeça da esfinge por uma oriental se ela continuar sendo uma criatura do deserto. Não seria interessante também apenas mudar a descrição física dos dragões e dizer que são os dragões serpentinos orientais, pois ficariam completamente destoantes dos contos orientais.

O meu conselho para os mestres que desejam colocar criaturas não-humanóides em suas campanhas orientais seria dar uma boa pesquisada sobre criaturas mitológicas orientais, mas eu creio que a maioria delas serão repulsivas para nossa mente ocidental. Os monstros dos filmes de terror japoneses são bem interessantes também e fica aqui uma boa referencia: o livro Aventurais Orientais de Dungeons and Dragons.

O mais indicado no entanto é: Quebrar os paradigmas RPGísticos e deixar de lado as bestas-feras imensas, criaturas nojentas e coisas estranhas saídas do pântano. Aventuras orientais pedem duelos  de espadas, emboscadas ninjas, hordas de bandoleiros desonrados, monges invocados, onis malignos, espíritos das trevas e guerras.

Vai ser mais difícil e trabalhoso, mas eu tenho certeza que qualquer jogador irá receber a tensão de um duelo contra um mestre de kenjutsu  melhor do que o nervosismos nojento de lutar contra uma aberração gosmenta gelatinosa cheia de tentáculos no estilo Cthullu. 

Crie de ante-mão fichas padrão para bandidos de beira de estrada, ninjas comuns, monges lutadores, soldados, piratas, e outros tipos de oponentes que podem surgir mais de uma vez ao longo da campanha. Com isso o jogo ganha agilidade e você pode se dedicar mais às fichas dos npcs centrais e monstros genuinamente orientais.



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