26 de out. de 2010

Chanoyu: Cerimônia do chá


Uma das peculiaridades da cultura japonesa que sempre achei interessante é a cerimônia do chá. Um processo que inicialmente tinha cunho medicinal e foi se consagrando em uma tradição nacional. De acordo com a filosofia ichi-go-ichi-e, cada cerimônia do chá é única e nunca poderá ser reproduzida. Seus ensinamentos foram responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos arquitetonicos japoneses, como jardins, arte e todo o desenvolvimente e criação da cerimônia do chá. Tais ensinamentos resistem até hoje e como um forte elemento cultural, este rito não pode faltar em nenhuma campanha oriental que preste! 

A cerimônia do chá japonesa (chanoyu "água quente [para] chá"; também chamada chadō ou sadō,"o caminho do chá") é uma atividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó () é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. O matcha é feito da planta chamada chá, camellia sinensis.

Tipos de eventos:
Os encontros de chanoyu são chamados chakai ("encontro para chá") ou chaji ("assuntos do chá"). Normalmente o termo chakai refere-se a um evento relativamente simples no qual se oferecem doces típicos, usucha (chá suave), e talvez tenshin (um aperitivo); já chaji refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional (kaiseki) e koicha (chá forte). Um chaji completo pode durar até quatro horas.

Conhecimentos básicos para realizar:
O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma ampla gama de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas, caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos — além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo de cerimônia do chá praticamente nunca termina. Mesmo para participar como convidado em uma cerimônia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces.


Etiqueta da cerimônia do chá:
A chanoyu é baseada em três conceitos: paciência, rigor e beleza da simplicidade.

Os convidados devem chegar antecipadamente para se proceder à cerimónia do chá. São sentados numa sala pequena e simples, "desligados" da agitação do quotidiano, roupas discretas e ambiente que apela à paz de espírito. 

Não há lugar para materialismos. Tanto convidados como anfitriões não podem pisar o tapete onde ocorre a cerimónia ( tatami ) se tiverem brincos, relógios ou anéis.

O ritual é uma experiência única. É como se anfitrião e convidados não se fossem encontrar de novo. O chá é oferecido como se fosse uma despedida. Daí que a cerimónia seja bastante envolvente. Todos os movimentos têm um significado, desde a entrada de costas no tapete, como a primeira chávena de chá que é servida ao convidado com o desenho da porcelana voltado para si. Tudo em sinal de respeito.


Regra da casa: O mestre pode exigir testes de diplomacia para conduzir uma Chanoyu ("encontro para chá") e para se portar adequadamente. Estes testes podem influenciar drasticamente na reação de NPC's e na reputação dos personagens jogadores. O mestre pode adicionar +2 nos testes de reação com NPC's que tenham participado de uma chanoyu satisfatória com os personagens ou -2 caso a cerimônia tenha sido uma desgraça.

CD 10: Participar de forma simples e ponderada
CD 15: Participar de forma requintada e nobre
CD +5: Organizar a cerimônia decentemente
CD +10: Oraganizar uma cerimônia requintada e nobre
CD +5: Demonstrar conhecimentos sobre Chás e chanoyu para impressionar os outros

OBS: Caso estejam sendo usados utensílios de boa qualidade, o organizador da cerimônia recebe um bônus de +2 no teste dediplomacia.


Utensílios:
Os utensílios da cerimônia são chamados de dōgu (literalmente "Ferramentas"). A quantidade de dōgu necessários a uma cerimônia varia em função da escola e do estilo da demonstração. A sua variedade, nomes específicos e combinações de utilização tornam impraticável pela sua extensão a inclusão neste espaço de uma lista pormenorizada. Existem no Japão dicionários específicos que chegam a ter centenas de páginas. Apresenta-se de seguida uma lista simplificada com os itens essenciais:
  • Fukusa (lenço de seda)
  • Chawan (taça)
  • Natsume ou Cha-ire (boião para o chá em pó)
  • Chasen (batedor para preparar o chá)
  • Chashaku (espátula para servir o chá em pó)
  • Chakin (pano para limpar a taça)
  • Hishaku (concha de bambú)
  • Kensui (recipiente para a água suja)
  • Tana (pequena estante para colocar os utensílios)
  • Kama (panela de ferro)
  • Furo (braseiro)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!