5 de nov. de 2010

O justiceiro misterioso de Yagyu

Quem ele é? Eu não sei, mas sei que pelas mãos dele o japão esta sendo purificado e a esperança vem crescendo no coração de um povo abandonado por seus governantes.
sensei da 11ª geração de Yagyu Shinkage-Ryu 
Instrutor da casa de Tokugawa
Yagyu Jubei



Costumam dizer que o caráter de um homem se revela no escuro e que em situações de extrema tensão é que as pessoas manifestam os seus monstros interiores. Isso é bem verdade realmente. Tenho visto guerreiros se renderem ao caos e se entregando à um caminho de desonra como ronins, e isso por causa de dinheiro, comida e bebida!!!

São em dias difíceis como estes que os guerreiros provam sua honra no fogo. Muitos perdem o status, o conforto e o luxo, mas negam-se a perder a honra. Todavia, existem os que por muito pouco acabam sucumbindo ante às contigências da vida.

Várias vilas estão sendo saqueadas e muitos camponeses violados pela sanquinolência destes ronins malditos. Tudo seria muito mais tenebroso se ele não existisse! É verdade! A história seria muito pior caso o olho de bainha não estivesse solto por ai.

Eu confesso que nunca o vi, mas sei que é um samurai corajoso que peregrina pelo país, em busca de bandidos e ronins, realizando justiça com sua espada e operando em favor dos pobres e oprimidos.

Ninguém sabe o seu nome, mas parece que ele é um herói para o povo e aparentemente luta apenas pelo bem povo, pois nunca aceita nenhuma recompensa nem agradecimentos. Eu penso que ele deve ser louco, ou rico, ou os dois! 

Fato é que este justiceiro vem sendo o foco das fofocas por todo o império e  mesmo assim consegue manter o anonimato! Ou ele é muito humilde e prefere o silêncio ou então ele precisa se esconder...agora o motivo eu não sei!

E digo mais: O que será que o Xogun pensa dele? Será que a casa dos Tokugawa vai se levantar contra ele? Mesmo ele atuando efetivamente melhor do que qualquer guarda oficial? Bom, são perguntas que só o tempo responderá.

Só sei de uma coisa: Se você continuar fazendo as besteiras que vem fazendo e encontrar com um sujeito sisudo, vestido de preto, com um chapéu de palha, e um tapa-olho com uma bainha, fuja! Pois com certeza ele estará atrás de você.

Conversa entre dois Bushis, dos quais um irá morrer em breve.




O conto acima é apenas uma introdução aos relatos que serão abordados neste artigo. Houve no Japão, um guerreiro justiceiro que lutou anonimamente contra a criminalidade e o banditismo. seu nome era Yagyu Jubei Mitsuyoshie e sua história é fascinante, inspiradora e admirável.

Tal personagem é tão impactante que já foi utilizado em inumeras mídias. Foram filmes sobre sua história, aparições em animes e mangás e até mesmo em video games. Quem não lembra do personagem caolho que usa duas espadas em samurai shodown?

Em Tokugawa no Densetsu Jubei é um nobre sensei da capital, que vive ensinando o estilo de kenjutsu Yagyu Shinkage-Ryu para a guarda e samurais do xogunato Tokugawa. Secretamente ele é também um dos líderes de um recém-criado movimento rebelde, que tem como objetivo acabar com o descaso do xogunato pelas classes menos favorecidas da sociedade japonesa.

História real (ou quase) de Yagyu Jubei MitsuYoshi

De acordo com registros antigos e de duvidosa confiabilidade, o clã Yagyu descendia de Michizane Sugawara, um poeta da era Heian. Quaisquer que fossem suas origens, os Yagyu estavam entre os primeiros habitantes de um vilarejo ao norte de Nara, e que recebeu o nome do clã após terem sido apontados como guardiões do santuário Kasuga, localizado nas proximidades. Aparentemente a proteção do santuário era uma tarefa levada a sério, pois desde o século XIII a família Yagyu vinha dando origem a guerreiros de reputação formidável.

Yagyu Jubei Mitsuyoshi era um renomado guerreiro em seu tempo, mas os detalhes de sua vida, mesmo poucos anos após sua morte, se tornaram incertos devido infinidade de contos lendários sobre suas aventuras. 

A imagem comumente difundida de Yagyu Jubei Mitsuyoshi era a de um guerreiro corajoso trajado de preto, com o cabelo preso em um rabo-de-cavalo, uma bainha cobrindo seu olho cego (fato não comprovado pelas ilustrações da época) e um chapéu que o tornava ainda mais obscuro.

Diz a lenda, que ele viajava incógnito e sacava sua espada para salvar inocentes de malfeitores. A falta de documentação sobre sua vida tornou inevitável o surgimento de especulações. Mesmo assim, ele era considerado um espadachim poderoso, oriundo de uma família de espadachins ilustres, cujos membros estavam profundamente envolvidos nas vitórias que elevaram Tokugawa ao poder sobre o japão.

Dizem que ele morreu em casa, em 1650, mas a versão mais confiável é a de que ele faleceu na pequena vila Oh-kawahara Mura, perto de Yagyu No Sato, caçando falcões. Jubei tinha aproximadamente 44 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!