11 de out. de 2010

Tochi, o espírito que anda

Conforme aumenta a miséria que atinge a população japonesa, aumentam também os boatos sobre "O Espírito que anda". Segundo relatos de camponeses este espírito da natureza aparece em períodos de grande fome e calamidades para utilizar seus poderes sobrenaturais e ordenar à natureza que socorra aos necessitados.

Boatos e lendas à parte, este espírito que anda é na verdade um Ainu*. Tochi é um homem de aproximadamente quarenta anos e que foi criado segundo as místicas tradições aborígenes dos povos Ainu. Nada se sabe sobre seu passado, mas o presente vem revelando que O Espírito que anda é muito poderoso, gentil, bondoso e sensível às necessidades dos pobres e oprimidos.

Deixando sua vida entre os ainu, seus amigos e seu lar, Tochi resolve se manifestar de alguma forma e tentar amenizar o sofrimento da população japonesa. Usando seus misteriosos poderes, Tochi vem fazendo aumentarem os boatos sobre um espírito que anda pelo interior do país manipulando a terra como se fosse parte do seu corpo, conversando com plantas e tendo animais como companheiros de viagem.

A aparência humilde e suja de Tochi o faz passar por mendigo. Seus cabelos são grandes e formam dreadlocks naturais. Sua barba esta sempre por fazer e seu corpo constantemente esta sujo de terra e areia. As únicas coisas que carrega em sua peregrinação são suas manoplas místicas que herdou de sua tribo, seu chapeu de palha e suas calças velhas.

Contemplativo, espiritual, sábio e sensato, Tochi é um verdadeiro ermitão solitário que se faz acompanhar somente da sabedoria, natureza e de seu mascote inseparável: o macaquinho Utari**, que utiliza um chapeu idêntico ao de Tochi.

O futuro de Tochi é incerto e parece que se ele continuar mantendo contato frequente com a civilização e seus problemas sociais, masi cedo ou mais tarde os segredos misteriosos sobre seu povo  e seus poderes possivelmente serão revelados.


*Ainu: São um povo aborígene (descrminados) oriundos do norte do japão, concentrados em Hokkaido e que hoje devem existir em torno de 150 mil deles. Em Tokugawa no Densetsu os Ainu são um povo místico que tem contato direto com os espíritos da natureza e que vivem reclusos em suas vilas nas montanhas e florestas. São exímios curandeiros, agricultores e adestradores de animais, possuindo cada vila, afinidade com um panteão de espiritos elementais.

**Utari: O nome do pequeno macaco que acompanha Tochi é na verdade uma expressão em Ainu que significa: Companheiro. Portanto o nome do macaco é na verdade o seu "título" para com Tochi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com o devido respeito e honra!