14 de out. de 2010

Regras básicas

Segue abaixo a forma como usamos algumas das regras básicas M&M em nossa campanha Tokugawa no Densetsu.


CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
Os personagens criados para a campanha Tokugawa no Densetsu foram criados com 150 pontos numa campanha sem nível de poder. Isso mesmo! Com total liberdade para criar o personagem desejado. Isso acontece devido ao fato de não haver uma evolução de personagens tradicional como em outros jogos de RPG.

Por tanto, os jogadores não precisam se preocupar com limites para suas estatísticas. Isso pode gerar algum desequilíbrio, mas faz os jogadores criarem os personagens em acordo e acaba que algumas vezes eles mesmos determinam limites entre si e outras vezes não!

 

HABILIDADES E PERÍCIAS
Em Tokugawa no Densetsu as habilidades não sofreram nenhuma alteração significativa e as perícias se mantiveram as mesmas. A única observação sobre perícias é que estamos utilizando a regra alternativa  Desafios como feitos  do manual do malfeitor (pág15)

Regra da casa: Os jogadores podem pagar 2 pontos para terem alguma perícia que use uma ação padrão como ação livre.


FEITOS
Em Tokugawa no Densetsu utilizamos todos os feitos extras apresentados no manual do malfeitor. Entretanto não utilizamos feitos de proficiencia de armas, mas apenas para armaduras e qualquer personagem que desejar lutar desarmado deve ter o feito ataque desarmado aprimorado para evitar ataques de oportunidade quando usar as mãos nuas para atacar.


PODERES
Todos os poderes estão a disposição dos jogadores de Tokugawa no Densetsu desde que haja harmonia com background do personagem e um descritor coerente com a campanha. Um ninja pode ter teleporte desde que o descritor seja algo como técnica secreta ou magia das sombras, mas nunca como poder mutante.

Como Tokugawa no Densetsu não é um cenário de supers, algumas estatísticas dos poderes foram alteradas. O alcance dos poderes de movimentação (teleporte, super velocidade, velocidade etc) foram reduzidos em nível na tabela de progressão universal e a graduação máxima fixou-se em 3 níveis.
 

Regra da casa: Todos os poderes são técnicas secretas e por isso são utilizáveis apenas cinco vezes por sessão sendo renováveis apenas com o gasto de 1 ponto heróico ou com a mudança de cena. 

Existe a possibilidade de diminuir o numero de usos através de uma falha  Golpe secreto ( -1  para limite de 1 uso por cena e -2 para 1 uso ao dia), mas não existe nenhum feito para aumentar o numero de usos por cena. Esta regra foi criada para impedir que o combate se focasse em poderes em detrimento das espadas.


COMBATE LETAL
As regras para rolagens de dano, jogadas defensivas são usadas para deixar os combates imprevisiveis e em adição a elas utilizamos uma mecânica que adiciona no dano do golpe a diferença pelo qual o ataque superou a defesa do alvo. Sendo assim caso uma jogada de ataque totalize 15 e a jogada de defesa totalize 10, a rolagem de dano já terá um acréscimo de +5 fora os bônus normais.




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